Uma História Emocionante e de Superação
Dona Helena, como é conhecida e dona dessa história, nunca imaginou que sua vida mudasse nessa proporção. Depois de sofrer com a notícia de que tinha um câncer e que suas chances de sobreviver eram quase impossíveis, a guerreira dona Helena passou por momentos desesperadores e de muita luta. Todos os médicos a desiludiram da vida. Dona Helena foi submetida a vários tratamentos e seções de quimioterapia e radioterapia aqui no Estado e em São Paulo.
Depois de muita luta a cura finalmente chegou e hoje ela está bem. Dona Helena após tudo que passou, ela teve a idéia de ajudar quem enfrenta o mesmo problema que ela superou. A iniciativa surgiu em 1984, quando ela decidiu trabalhar como voluntária, acompanhando os pacientes que estavam sozinhos, no pronto-socorro localizado no bairro do Arruda / Recife.
A vontade de ajudar quem precisava foi crescendo e a iniciativa então se expandiu. Dona Helena alugou com seu o próprio dinheiro, uma casa próxima ao Hospital do Câncer, para abrigar os pacientes de outras cidades que se tratavam na unidade e que não tinham onde ficar durante os tratamentos. E assim, dona Helena passou a ser conhecida pelo seu trabalho e passou a receber cada vez mais doações.
Devido as doações, em 1994 dona Helena se mudou com os pacientes para uma casa em Santo Amaro, onde está até hoje. Os pacientes chegaram a casa “Pousada e Abrigo Filhos de Deus”, através de encaminhamentos de hospitais públicos e até particulares. Hoje, dona Helena abriga 62 pessoas que estão em tratamento aqui no Recife, em sua maioria contra o câncer e que moram no interior do estado e não têm onde ficar aqui. Durante toda a entrevista, dona Helena se mostrou muito feliz e entusiasmada com o seu trabalho. "Sou muito feliz por abrigá-los. Faço tudo que posso fazer e eles têm o melhor que posso dar. Nós somos uma família".
A casa de apoio é mantida apenas com doações. Segundo dona Helena, várias pessoas contribuem para que o trabalho solidário seja continuado. Hoje, um grupo de Juízes paga as contas de água do abrigo, um grupo de advogados é responsável pelas contas de energia e os alugueis fica por conta de um empresário. Com as doações que recebe, dona Helena muitas vezes ajuda até uma creche do recife.
Essa é uma das histórias das muitas que ainda serão contadas e postadas nesse blog. Assim, fazemos um apelo para as pessoas que se sensibilizaram com a história, a fazer parte dessa REDE AMIGA, ajudando com alimentos, matérias de higiene, roupas e principalmente com Leite Integral, para alguns pacientes que só se alimentam com esse tipo de leite.
Contamos com a colaboração de todos nas ajudas e no acompanhamento dessa história de vida.
Mariana Paiva
0 comentários:
Postar um comentário